Mídias Sociais que geram resultado: o que é preciso entender?

Arthur PenteadoMídias SociaisLeave a Comment

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Um belo dia, João foi convidado para uma festa. E nessa festa foi apresentado ao Pedro e ao Marcelo.

O Marcelo é um cara muito legal, divertido e culto. João ficou um bom tempo conversando com ele, que era empresário e dono de uma agência de turismo. Marcelo contou sobre vários destinos interessantes e deu dicas muito especiais que somente um viajante experiente poderia passar.

A festa estava ótima e João estava realmente aproveitando. Mas algum tempo depois chegou o Pedro, já com um cartão de visitas na mão e um sorriso Colgate no rosto, parecendo um vendedor. E realmente era.

Os 10 minutos mais longos da festa foram quando ele começou a contar sobre os imóveis que vendia em sua imobiliária. Promoções, parcelamentos e financiamentos (como se os juros estivessem baixos, coitado). Simplesmente não era o tipo de conversa que João estava curtindo.

No final da noite, João encontrou Marcelo e pediu seu cartão de visitas, afinal ele estava mesmo planejando a lua de mel que teria com Maria dentro de alguns meses.

Semanas depois, Marcelo recebeu um e-mail do João, pedindo mais algumas dicas sobre aquele destino especial que eles tinham conversado na festa. Marcelo respondeu com um material bem preparado e cheio de detalhes que ajudou João a tomar a sua decisão. Os dois fecharam o negócio, Marcelo fez um ótimo desconto, e João teve a melhor viagem da sua vida graças àquela conversa.

Essa história é um exemplo na vida real de como um bom relacionamento pode gerar resultados. Em uma simples analogia, a festa seria o Facebook (ou qualquer outra plataforma), João é você, usuário normal, e Marcelo e Pedro seriam páginas de empresas.

Empresários como o Marcelo sabem muito bem como fazer esse tipo de networking. Mas, por algum motivo, quando se trata de mídias sociais esses mesmos empresários muitas vezes esquecem desses conceitos. Eles agem apenas como Pedro, ficam fazendo posts de promoções, descontos e vendendo seus produtos sem despertar nenhum interesse prévio em seus potenciais clientes.

As mídias sociais são um ambiente para relacionamentos. As empresas que não compreendem isso não conseguem atingir resultados.

 

Aqui no Brasil temos uma grande oportunidade. Os brasileiros são loucos adoram as mídias sociais, já que ficamos em média 13,8h por mês navegando nesses sites! Veja abaixo alguns dados sobre a quantidade de usuários do Facebook aqui no Brasil:

Número de usuários brasileiros no Facebook

Número de usuários brasileiros no Facebook. De 2014 à 2019 em milhões.

 

Para aproveitar essa oportunidade é importante que a sua marca produza conteúdo relevante focado no seu público. E para isso é necessário planejamento e acompanhamento de métricas. É preciso que existam profissionais por trás do seu perfil ou página, preparados para responder aos comentários dos seus clientes, utilizando as informações precisas, escrevendo o português correto e utilizando uma linguagem adequada à persona da sua marca.

Acima de tudo é preciso investimento. E quando nós dizemos investimento não é apenas financeiro. É preciso que o empresário dedique seu tempo junto à agência para debater e gerar insights para campanhas nas mídias sociais.

Não seja Pedro, seja Marcelo.

Até a próxima,

Arthur Penteado.

Fontes:
http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/07/brasileiros-lideram-ranking-de-horas-gastas-em-redes-sociais-diz-estudo.html

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Sobre o autor:

Arthur Penteado

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“O cara do site e do Facebook.”

Profissional da área de Marketing, trabalhando com marketing digital há 5 anos. Empreendedor, amante de Startups e aprendiz de JavaScript. Recentemente começou a gostar de café.